[RESENHA] BRICS e o futuro da ordem global (Oliver Stuenkel)

Título: BRICS e o futuro da ordem global
Título Original: the BRICS and the future of global order
Autor: Oliver Stuenkel
Tradutor: Adriano Scandolara               
Editora:
Paz e Terra           
ISBN: 978-85-7753-360-2
Ano de publicação original: 2015
Ano de publicação desta edição: 2017 
Número de páginas: 
350   
Palavras-chave:
 Relações Internacionais / Economia / Sociologia / Globalização / Política Internacional

* Exemplar cedido pela editorabrics e o futuro da ordem global
Resenha por Barbara Filippini.

Nessas páginas o autor traz um apanhado histórico da criação do termo BRICS e também levanta vários pontos sobre o caminho que vem tomando a construção desse entendimento em termos fáticos.

A criação do termo BRICS foi criticado por muitos pelo fato de que juntava potências que à primeira vista não tinham nada em comum. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Essa última entrou posteriormente à criação do grupo). Apesar de alguns pensarem que essa junção é uma suposta contradição Oliver Stuenkel apresenta diversos pontos para desfazer a ideia errônea de que o BRICS não tem sentido em existir.

“Este livro visa oferecer uma história definitiva de referência do BRICS como termo e instituição – uma narrativa cronológica, com enfoque nos fatos, e um relato analítico do conceito do BRICS desde sua concepção em 2001 até hoje. Para ajudar a orientar o leitor, os capítulos serão complementados com informações cronológicas sobre atividades intra-BRICS, como reuniões ministeriais e cúpulas presidenciais. Isso faz dete livro o primeiro tratamento detalhado e de fôlego da história do termo do BRICS. O livro, portanto, fornece uma análise empiricamente minuciosa a cooperação dos países que compõe o BRICS – contando a história das origens do termo até se tornar o grupo político potencialmente formador de identidade que é hoje, que serve de plataforma para as reuniões frequentes voltadas à discussão de políticas e envolvimentos em nível empresarial, cultural e acadêmico. Em resumo, o livro fornece uma “biografia histórica” do conceito BRICS.” p. 11.

Ao contrário do que alguns podem pensar esse livro não é só tratado pelo viés estritamente acadêmico, ele também serve para os que tem curiosidade em saber sobre a condução da política externa de cada um dos países do BRICS, sendo de fácil compreensão. 

SOBRE O AUTOR – OLIVER STUENKEL

oliverstuenkel

(Düsseldorf/Alemanha, 1982) é professor e pesquisador de relações internacionais na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Tem graduação pela Universitat de València, mestrado em políticas públicas pela Kennedy School of Government/Harvard University, onde foi McCloy Scholar, e doutorado em ciência política pela Universität Duisburg-Essen. É membro do Global Public Policy Institute e do Carnegie Rising Democracies Network. Este é o seu primeiro livro pela Paz e Terra.

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s