Belas Maldições (Terry Pratchett & Neil Gaiman)

Título: Belas Maldições – as justas e precisas profecias de Agnes Nutter, Bruxa.
Título Original: Good Omens
Autores: Terry Pratchett & Neil Gaiman
Tradutor: Fábio Fernandes
Ano de Publicação Original (1ª Edição): 1990
Ano de Publicação desta edição: 2017
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 350
Palavras-chave: ficção inglesa / bruxa / discworld / deuses americanos

*exemplar cedido pela editora.  
por Barbara Filippini.

belas maldições

SINOPSE da obra

Crowley era a cobra que tentou Adão e Eva a morder a maçã, caiu e agora é demônio. Aziraphale é arcanjo do Portão Leste do Jardim do Éden. Os dois são mandados para a Terra para fazerem suas funções antes do Apocalipse, a grande guerra entre o Céu e o Inferno. Porém os séculos acabam por fazer com que o laço de amizade, tão próprio aos humanos, aconteça entre anjo e demônio. Além disso eles também começam a ter gostos parecidos com os nossos… o anjo gosta muito de livros e o demônio é ligado em carros.

Até que o Diabo manda avisar que o anticristo está para chegar e que Crowley deve agilizar a entrega dele em uma família. Mas a essa altura nem Crowley nem Aziraphale querem que o Apocalipse aconteça. Decidem que vão fazer o papel deles em criar essa criança, cada um dando suas indicações de ação conforme céu e inferno. Porém a criança que eles ficaram “ensinando” até os onze anos de idade é a errada! O anticristo é na verdade uma criança que mora no interior, que foi criada em hábitos humanos e que tem um cachorrinho (a besta fera enviada do inferno que virou um totó)!

Agora, a criança tem 11 anos, o Apocalipse deve acontecer segundo as profecias da Agnes Nutter. Os quatro cavaleiros do apocalipse já estão a caminho da cidadezinha para efetuar a profecia. São eles:

  • Peste: quase sumiu por causa da invenção da penicilina então a POLUIÇÃO ficou em seu lugar;
  • Guerra: uma mulher atraente que espalha desentendimento e, claro, guerra por onde passa;
  • Fome: chefão de uma marca chamada REFEIÇÃO que faz comida que não engorda, mas também não nutre até que a pessoa não coma mais;

“REFEIÇÕES era MAÇAROCA com açúcar e gordura. A teoria era que, se você comesse REFEIÇÕES suficientes, iria a) ficar muito gordo, e b) morrer de subnutrição” p. 140

  • Morte: a mesma de sempre, que também está por trás de cada um de nós – esqueletos.

“Um esqueleto, ainda que vivo, é pelo menos humano; uma espécie de Morte jaz por trás de toda criatura viva”. p. 310.

As profecias da Agnes Nutter vem sendo interpretadas por sua família há séculos e a última dessa linhagem é a Anathema, que teoricamente sabe o que vai acontecer até o último segundo. Está armado o circo. O que vai acontecer com o mundo? O que vai acontecer com as profecias? E céu e inferno? E o apocalipse?

RESENHA e outras INFORMAÇÕES

Terry Pratchett e Neil Gaiman* já são grandes conhecidos do público por suas obras de fantasia (como o fantástico Discworld de Pratchett) e também alguma pitada sombria (no caso de Gaiman). Os autores se conheceram em um restaurante chinês**, em 1985, e decidiram que escreveriam um livro juntos e assim foi, é deste livro que vos falo.

GaimanPratchett
Gaiman e Pratchett nos anos 90, autografando os livros.

Nessa obra, lançada em 1990, os dois autores apresentam uma comédia infantojuvenil que tem como mote o apocalipse: o mundo está prestes a virar uma guerra entre o céu e o inferno, o anticristo está nascendo e tem-se pouco tempo para resolver as coisas. Claro, não se pode deixar de falar das “justas e precisas profecias de Agnes Nutter, a bruxa”: são elas que dão tom à história.

Dentro do tema proposto, que é entreter o público infantojuvenil, eu acho que eles se saíram muito bem, apesar de deixarem um tanto da obra, especificamente da metade para o final, com muita enrolação… para compensar um pouco o final melhora e encerra a narração de forma legal. Há que se afirmar que existem partes muito divertidas e que me garantiram boas risadas! Boa parte da comédia do livro dá-se por conta de dois personagens: Aziraphale e Crowley, demônio e anjo respectivamente. Além das profecias da Agnes Nutter, o tom também é dado por esses dois – fazendo com que os recortes de narração fiquem mais dinâmicos e fluentes.

aziraphale_and_crowley_by_jdillon82
Arte feita por Julie Dillon https://juliedillon.deviantart.com/

Terry Pratchett já é mestre na área de fantasia misturada com comédia, autor conhecido pela célebre série Discworld. Aqui no Brasil temos algumas traduções feitas principalmente pela editora Conrad e pela editora Record – esta última lançou recentemente dois livros que são parte do Discworld mas encerram em si a história de Tiffany Dolorida (você pode acessar as resenhas clicando aqui e aqui). Já Neil Gaiman é sempre lembrado por seus aspectos mais sombrios, sem deixar de lado o lúdico, tendo lançado inclusive algumas histórias em quadrinhos em conjunto com ilustradores (você pode conhecer um pouco clicando aqui).

Outro fato interessante é que esse livro virou uma radio novela pela BBC*** (com alguns eps escritos pelo Neil Gaiman) e também está para ser lançado em 2018 uma série produzida pela Amazon Studios. Esperemos novidades!

SOBRE OS AUTORES

terry prattchett foto perfilTERRY PRATCHETT – Nascido em 1948, Terry faleceu recentemente em 2015. Ele fez sua estreia na literatura aos 15 anos, quando publicou um conto na revista Science Fantasy. Com os rendimentos, comprou sua primeira máquina de escrever. Foi o autor de ficção que mais vendeu livros na Inglatterra na década de 1990, com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em 37 idiomas. Vencedor de diversos prêmios, publicou mais de oitenta obras, das quais quarenta são romances do universo Discworld. Para mais informações, visite o site: http://www.terrypratchett.co.uk

neil gaiman foto perfilNEIL GAIMAN – Neil Richard Gaiman nasceu em 1960 na Inglaterra. É autor de ficções, novelas, histórias em quadrinhos, teatro e filmes. Suas obras mais notáveis incluem “The Sandman” e as novelas “Stardust”, “American Gods”, “Coraline” e “The Graveyard Book”. Ganhou diversos prêmios incluindo Hugo, Nebula e Bram Stoker. Em 2013 o livro “O Oceano no Fim do Caminho” foi votado o livro do ano no British National Book Awards. (Foto: Google Imagens)

* Site Journal do Neil Gaiman: http://journal.neilgaiman.com/2015_03_01_archive.html
** Aqui no site temos várias resenhas de livros dos autores – você pode acessar aqui:
A comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch (Neil Gaiman)
Sinal e Ruído (Neil Gaiman)
Coraline (Neil Gaiman)
Os pequenos homens livres (Terry Pratchett)
Um chapéu cheio de céu (Terry Pratchett)
*** http://www.bbc.co.uk/programmes/b04knt4h

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s