grito godofredo de oliveira neto

“Grito”, um livro que mescla romance e teatro

Título: Grito
Título Original: Grito
Autor: Godofredo de Oliveira Neto
Ano de Publicação desta edição: 2016
Editora: Record
Número de Páginas: 160
Palavras-chave: Teatro / Romance / Romance Brasileiro

grito godofredo de oliveira neto

Resenha por Barbara Filippini

Submersos, em uma narrativa que envolve uma octagenária chamada Efigênia e um jovem chamado Fausto de Sá Cintra, estão o romance e o teatro. Nesse ambiente mergulhamos como peixes nativos do ambiente explorado, pois nos é oferecido enlevo para tal.

Efigênia, já vivida e ex-atriz, interage livremente, e até de certo modo amoroso, com Fausto de Sá Cintra – ainda um jovem querendo ser ator. As cenas se passam em dois apartamentos vizinhos, em um prédio de Copacabana. Um dos apartamentos é onde Efigênia mora e onde se passa maior parte dos acontecimentos e também a maior parte dos “gritos” de Fausto. Em qualquer notícia boa é o grito que saúda o prenúncio de bons presságios. O grito significativo, pois Fausto viveu na barriga de sua mãe com sua irmã que não chegou a nascer viva, causa uma reverberação da vida que deveria ter existido.

A leitura é leve e os discursos narrativos usados, romance e teatro, nos apresentam metáforas costuradas ato a ato. Algumas passagens, por mais que sejam peças pensadas e com estrutura, para mim se apresentaram em elucubrações de Efigênia que culminam o fim do livro. Pensamentos perturbados esses dos quais Fausto por vezes partilha, mas em grande parte dos casos se vê inocente. São duas vidas mergulhadas na arte ainda em busca da propulsão…. O que é a vida se não simplicidade para a arte que a efusiona?

SOBRE O AUTOR – GODOFREDO DE OLIVEIRA NETO

godofredo de oliveira netoEscritor catarinense radicado no Rio de Janeiro. Graduado e mestre em Letras pela Universidade de Sorbonne e Doutor em Letras pela UFRJ – onde é professor desde a década de 1980. Tem outras obras publicadas pela Editora Record: “O Bruxo do Contestado”, “Amores Exilados”, “Ana e a Margem do Rio” e “Menino Oculto”. (Foto do autor: google imagens)

Mais informações:
Blog da Editora Record (Entrevista) 

Uma opinião sobre ““Grito”, um livro que mescla romance e teatro”

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s