o cão mentecapto otavio linhares

O cão mentecapto, um livro sobre a condição humana

Título: O Cão Mentecapto
Título Original: O Cão Mentecapto
Autor: Otavio Linhares
Ano de Publicação Original: 2017
Ano de Publicação desta edição: 2017
Editora: Encrenca (Selo da Arte&Letra)
Número de Páginas: 127
Gênero: Literatura Brasileira / Contos

o cão mentecapto otavio linhares
“O cão mentecapto” de Otavio Linhares (Foto: Barbara Filippini)

Resenha por Barbara Filippini

É um livro cru. Jogo essa informação assim sem mais nem menos na sua cara. Olhe, não quero dizer de forma alguma que um livro cru é um livro banal, nem perto disso. Nesse significado de palavra quero dizer uma crueza interna, a movimentação orgânica de um ser.

O cão é um ser irracional, porém domesticável – mas já retire suas convicções dessa certeza porque aqui o cão é mentecapto. Não é domesticável, é, novamente, cru. No movimento orgânico do viver, do fazer.

Neste livro, Otavio Linhares recorta e fragmenta momentos de vida. Pedaços de falas de uma vivência granulada de interioridade. Cheio de gírias curitibanas e muito bem ambientado em uma Curitiba cheia de piás (garotos, guris, meninos). Se você acha que está tudo meio nebuloso na minha escrita, digo para você que está sim porque Otavio Linhares nos joga esses contos para sentirmos, sem resuminho banal. Você tem que ler e perceber.

Nos peneiramos tanto nas tramas que o bem estar social nos impõe, que acabam nos restando partes decepadas de corpo. Não conseguimos nos juntar por inteiro e então questionamos como passamos a vida assim, aparentando ser um ser completo para os outros. Os contos do livro se tocam de certa forma. Não falam só de infância, descobrimento e adolescência, mas sim da condição humana – tentando retirar o ser humano da condição de descartável e pinçá-lo a uma existência cheia de pluralidades à lá Hannah Arendt.

Como a capa já nos conduz sublinarmente: é um soco na cara, mas aquele soco infantil das brigas de bairro. Aquele soco que fica luminoso nas nossas lembranças nos fazendo questionar porque não agimos de um jeito ou de outro e o porquê nossas ações, em grade parte do que vivemos, são como um cão mentecapto: tem aquela deixa do poder ser domesticável, mas descamba para o animal irracional tentando ser único e original, mas é perdido na multidão e levado por ela.

Então que fique claro, o livro não é ingênuo. Não são apenas continhos de adolescência, infância e aprendizado do mundo cão. São palavras que falam sobre o ser humano. Eu, você, o vô sentado na praça perdido nos pensamentos do passado, a tia da pipoca que vive enquanto pensa nas brincadeiras de bairro, a criança que sonha em ser adulto: a condição humana de se estar inserido em um todo e se alimentar dele e simultaneamente tentar se desgrudar e ser singular.

SOBRE O AUTOR – OTAVIO LINHARES
otavio linharesAtor, escritor, sócio da 4BEANS Coffee Co. e da Arte & Letra, editor da Revista Jandique e da Encrenca – Literatura de Invenção, e ponta esquerda. Autor dos livros: Pancrácio (2013) e O esculpidor de nuvens (2015) – lançados pelo selo Encrenca.


divulgação o cão mentecapto

Lançamento e sessão de autógrafos
Data: 6/5/17
Horário: a partir das 11h
Local: Livraria Arte & Letra
Endereço: Alameda Dom Pedro II, 44 – Batel. Curitiba

128 páginas
Impresso: R$ 36,00

Outras informações:
Lívia Costa

livia.fonseca.costa@gmail.com
encrenca@arteeletra.com.br
55 41 99174-7594
55 41 3223-5302

Pré-venda na loja online da editora:
www.arteeletra.com.br/encrenca

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s