Anna e o Planeta cover

Anna e…? Nem parece Jostein!

Título: Anna e o Planeta
Título Original: Anna: en fabel om klodens klima og miljø
Autor: Jostein Gaarder
Tradução: Leonardo Pinto Silva
Ano de Publicação Original: 2017
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2017
Editora: Seguinte (Selo da Companhia das Letras)
Número de Páginas: 163
Gênero: Literatura Norueguesa

Anna e o Planeta cover
Foto: Barbara Filippini

Resenha por Barbara Filippini.

Tristeza. O que senti a ler esse livro foi tristeza… Ainda não consigo acreditar que tenha sido o Jostein Gaarder o autor desse livro.

A ideia principal da narrativa era trazer ao leitor o autoquestionamento sobre seu papel de humano na Terra e os problemas envolvendo o aquecimento global, extinção de espécies, destruição de biomas entre outros e ao mesmo tempo ser uma fonte de entretenimento. Mas a flecha não chegou nem perto do alvo.

Para ambientar esse assunto Jostein se utiliza do seguinte cenário: Anna, uma menina prestes a fazer 16 anos, sai de sua cidade e vai a Oslo para conversar com um psiquiatra. O motivo? Ela acredita estar sonhando com ela mesma só que no ano de 2082 e com isso toma consciência de que se não fizer algo o mais rápido possível o planeta pode perecer. À partir desse mote o autor introduz linhas e mais linhas sobre o ser humano ser um animal egoísta e sobre as milhares de espécies e biomas que estão sendo estragados por conta do aquecimento global ocasionado a partir da ganância do homo sapiens.

Entendo que a ideia pode, se bem modelada, ser legal. Entretenimento com informação pode ser uma excelente forma de construir ou conhecer novas opiniões. Porém não é o que faz esse livro. Extremamente raso, repetitivo e mal escrito. Fiquei surpresa (no mal sentido!), pois gosto dos livros do Jostein Gaarder e este destoou completamente dos outros. Horrível. Terminei a leitura somente porque me senti no dever de escrever essa resenha, já que a vontade era nem acabar.

Além de ser completamente superficial, a narrativa ainda conta com erros contextuais. Exemplos: Acerca de um anel de rubi são escritas informações que parecem meio desencontradas; certas reações dos personagens são extremamente forçadas e estranhas etc.

Essa passagem abaixo é um diálogo entre Anna e Jonas (namorado dela). Não sei se pode ser um problema de tradução (já que não tenho como conferir o original porque não falo norueguês)… mas pense: se isso já seria uma reação ridícula e improvável em uma conversa normal, agora imagine isso também em meio à neve…

“Ela enfia as mãos sob a camisa dele, agarra seu peito e ergue os olhos. Então diz:
– É uma lembrança desagradável, mas necessária (…)”  Anna e o Planeta – p. 138.

Bem, fica aqui minha decepção extrema com o livro. Caso queira se informar sobre a situação do aquecimento global e sobre a condição humana sugiro ler outras fontes já que esse livro ficou no meio do caminho entre um folheto informativo ambiental frustrado e um livro de entretenimento ruim. Não indico! 

SOBRE O AUTOR – JOSTEIN GAARDER

Jostein GaarderNascido em Oslo em 09 de agosto de 1952. É escritor, professor de filosofia e intelectual norueguês. Autor de romances filosóficos, contos e histórias.

Filho de um casal de professores. Cursou o ensino primário na cidade de Ingierase e formação secundária na Escola da Catedral de Oslo. Na Universidade de Oslo Gaarder estudou línguas escandinavas e teologia. Antes de lançar sua carreira de escritor dava aulas de filosofia na Escola Secundária Pública Fana, na cidade de Bergen.

O seu trabalho mais conhecido é “O Mundo de Sofia”, publicado em 1991, que relata um romance acerca da história da filosofia. Com esse trabalho passa a ter renome internacional e a partir de 1993 passa a se dedicar integralmente à produção literária. (Foto: Google Imagens; Informações sobre o autor: Wikipédia)

Anúncios

8 opiniões sobre “Anna e…? Nem parece Jostein!”

  1. Olá.
    É, realmente, muito ruim quando nós decepcionamos com o livro de um autor que gostamos tanto. </3 espero que isso não faça você gostar menos do autor. Ainda não li nenhum livro dele, mas, assim que possível, irei em busca de um.
    Infelizmente não conheço um livro com essa premissa, mas espero que encontre um que goste muito.

    Ótima resenha.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada, Tamires! Fico feliz que tenha gostado do Presente do Ler ❤

      Bem, fiquei super decepcionada com esse livro. Triste quando isso acontece, né? Quando você ler volta aqui e diga o que achou para nós, é legal essa troca de experiências! :* 😀

      Curtir

  2. Tenho 9 livros desse autor (Comecei a ler livros com 15 anos e foi justamente com O Mundo de Sofia), vi Anna e o Planeta na livraria no fim de semana que passou e bateu aquelas nostalgia sabe?
    Faz muito tempo que não leio nada dele, o último foi O Castelo nos Pirineus quando lançou faz uns anos e gostei!
    O único não lido aqui em casa dele é Maya por ter visto a Tati Feltrin e seus comentários negativos, e olha estou tomando coragem pra ler! Hahahahaha 😀
    Depois que li tua resenha me fez pensar: Será que a escrita dele envelheceu mau pra nós?!
    Fico com essa duvida! É bem possível que eu tente me aventurar nessa leitura aí!
    Eita! falei muito! Hahaha Beijos! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Pode escrever bastante! Amo comentários grandes *-*!!! Mas então, quanto ao Jostein… Acho que ele empobreceu muito a escrita dele mesmo, Bê. Acho que não é nem questão de termos amadurecido e a escrita ser infantojuvenil, porque ainda gosto bastante do “dia do curinga” e também do “o castelo dos pirineus”, e você disse que gosta também – talvez nem seja esse o problema. O ponto principal é essa última obra “Anna e o planeta” que foi uma decepção e tanto! Cheguei a pensar que ele assinou a escrita de outra pessoa… :((((
      Bem, volte sempre e comente sempre também! Eu amo! Obrigada por sua opinião por aqui! ❤

      Curtir

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s