O Escaravelho de Ouro (Edgar Allan Poe)

Título: O Escaravelho de Ouro
Título Original: The Golden Bug
Autor: Edgar Allan Poe
Tradução: César Alcázar
Ano de publicação original: 1843
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2016
Editora: Arte & Letra
Número de Páginas: 96
Gênero: Literatura Norte-Americana / Conto / Suspense

capa o escaravelho de ouro

Capa “O Escaravelho de Ouro” (Edgar Allan Poe) – Foto: Barbara Filippini.

O Escaravelho de Ouro é um conto que te prende do início ao fim. Tem 96 páginas, pequenino, dá para ler em uma sentada – e você não vai querer desgrudar os olhos dele enquanto não terminar, mesmo! É um conto envolvente e enigmático, sem deixar nada a desejar aos outros escritos desse grande nome da literatura: Edgar Allan Poe.

Sinta-se em casa. Você será jogado em meio à uma narrativa que irá lhe agarrar. Detalhes muito bem descritos, diálogos e situações bem resolvidas em meio a muitas expectativas e reviravoltas. Poe não deixa pontas soltas na história. Nesse conto você não encontrará o gênero terror, mas sim suspense e até uma pitada de narrativa policial. O foco desse escrito é o criptograma, que nada mais quer dizer que: comunicação ou escrita em cifra. Tema esse utilizado porque o próprio autor adorava esses tipos de jogos.

Na edição que li, da editora Arte & Letra, há um pequeno criptograma ao final do conto para que o leitor possa se divertir nesse universo também! Adorei!

SOBRE O AUTOR – EDGAR ALLAN POE

edgarallanpoeNasceu em Boston, em 1809. Passou sua infância e juventude na Virgínia. Após uma breve e fracassada tentativa de seguir carreira militar, Poe decidiu que seria escritor e este seria seu ganha pão, um dos primeiros a arriscar a sorte vivendo de seus escritos. Começou trabalhando em jornais e periódicos e suas críticas literárias sempre ácidas logo o tornaram conhecido. Em 1845, lança “O Corvo”, poema que lhe traria sucesso imediato. Apesar da morte prematura, aos 40 anos por causa desconhecida, Edgar Allan Poe influenciou inúmeros escritores como Arthur Conan Doyle, Jules Verne e H. G. Wells. Seus poemas, contos e novelas são muito populares até hoje. O “Escaravelho de ouro” foi publicado no Philadelphia Dollar Newspaper, em 1843 (Informações da biografia retiradas da edição lida – Foto: Google Imagens).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *