por que as crianças devem ler?

Por que as crianças devem ler?

Essa é a pergunta que muitas pessoas ainda devem se fazer: “por que as crianças devem ler?” ou antes: “as crianças devem mesmo ler?”. E a minha resposta é um grande e sonoro SIM! Claro, não encare isso como um imperativo autoritário e inflexível, pois está longe de o ser.

Antes de responder essa pergunta inicial, comecemos com estas: você quer que a sociedade venha a ser melhor do que está hoje? Você quer que as pessoas raciocinem suas atitudes enquanto vivência local ou política? Você quer que o seu país seja melhor? Se você respondeu sim a todas essas perguntas, e olha que essas são bem poucas perto das milhares que eu poderia elencar, eu lhe digo: ensine as crianças a ler, mas não só: ensine-as a raciocinar, pensar criticamente e formar opiniões! Sim, isso é possível! Conversando, opinando, debatendo e questionando. O primeiro contato da criança com os livros deve trazer a ideia de uma atividade aprazível e não um mandamento rígido “leia livros”, cabe a você mostrar o caminho. Deve-se apresentar à criança todo o mundo literário que ela tem a explorar e que, uma vez estando ciente disso, ela pode ir se adequando aos gêneros que lhe agradam. Um bom modo de começar a inserir a criança neste universo é levando-a à livrarias e bibliotecas.

Esse primeiro incentivo literário deve partir de nós e para isso meu amigo/a, lhe digo: leia também, opine também e raciocine também! – e digo mais: quando puder escreva sobre tudo que estudou e raciocinou, para reforçar aprendizados ou para repensar certos questionamentos.

Mas voltemos à pergunta “Por que as crianças devem ler?”. Para mim, o ponto mais importante: ler amplia a imaginação, a criatividade e a noção de mundo. O popular “pensar fora da caixa” só é possível com a leitura e o conhecimento – é não se limitar e com isso não ser alguém medíocre. Ademais, a leitura também amplia o vocabulário e a capacidade de memorização fazendo com que nos expressemos melhor e sejamos melhor entendidos. Claramente isso não se aplica só às crianças, mas o que mais estamos fazendo se não educando seres para o mundo? Essas crianças irão crescer e serão adultos muito mais aptos à ultrapassar as barreiras que a vida nos impõe.

Ler ajuda até mesmo à cuidar da própria saúde, ter maior domínio de si e entender o que acontece com o próprio corpo – e se necessário, expor isso de maneira clara à especialistas podendo receber ajuda quando precisar. Uma criança que lê, passa a enxergar muito mais além e a entender melhor a si mesma, consequentemente será um adulto mais ponderado e questionador.

Para ilustrar o que aqui vos digo, lhes deixo uma imagem que nos dá esperanças de um futuro melhor. Estávamos eu e Juliano tomando café em uma livraria daqui de Curitiba e logo ao nosso lado estavam sentados pai e filha, lendo e conversando. Achei tão linda esta interação que pedi licença para fotografar e mostrar a vocês. Vejam só, Lara (na foto) gosta tanto de ler que seu pai, Marco Aurélio, até faz a catalogação dos livros lidos.

Aqui fica a imagem e a resposta para a pergunta “por que as crianças devem ler?”. Neste caso a imagem fala sim mais que mil palavras.

por que as crianças devem ler
Lara e os livros (foto: Barbara Filippini).
Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s