Capa do livro "O Apanhador de Sonhos"

O Apanhador de Sonhos (Stephen King)

Título: O Apanhador de Sonhos
Título Original: Dreamcatcher
Autor: Stephen King
Tradução: José Arantes
Ano de Publicação Original: 2001
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2013
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 655
Gênero: Suspense / Terror / Ficção científica

Capa do livro
Foto: Barbara Filippini.

RESENHA – por Barbara Filippini.

O nome Stephen King quase sempre lança luz em nossa memória focando em temas como suspense e terror, especialidade máster do autor. Nesta obra não seria diferente se não fosse o fato do livro ter se estendido demais em aspectos desnecessários e cansativos.

A história do livro se passa em maior parte na região de Maine, um dos 50 estados dos EUA localizado na região nordeste (nova Inglaterra). Se você conhece um pouquinho de geografia já deve ter lhe pipocado na mente que lá praticamente é só árvore e gelo – e é mesmo. A cidade utilizada por King é a de Derry e é fictícia. Talvez seja uma interpretação da cidade de Bangor, mas fica a dúvida. Essa cidade fictícia também é utilizada em outras obras como “It – a coisa” e “Insomnia”.

mapa-maine
Foto: Google Imagens.

É neste cenário desolador, em meio à neve e aos bosques sombrios, que se reúnem os quatro amigos de infância todos os anos para caçar. Quando estão reunidos a conversa sempre se volta de forma forçada à Duddits, um menino com deficiência mental que eles ajudaram quando ainda eram jovens e que lhes repassou certos poderes telepáticos. Menino esse que pararam de visitar a anos, mas que sempre está a sobressair.

Esses quatro amigos, Jonesy, Henry, Pete e Beaver, mantêm-se unidos depois de adultos por conta do antigo salvamento de Duddits. Ainda quando adolescentes, e recém conhecido o novo amigo, esses quatro colegas se utilizaram do novo “poder” para ajudar a salvar uma menininha da morte. Agora, no cenário atual da trama, eles se vem frente à uma situação em que os poderes serão requisitados novamente.

O ponto chave começa a se desenvolver quando aparece no casebre, nominado Hole in the Wall, um homem estranhíssimo que se diz caçador. Esse sujeito começa a dar sinais no mínimo suspeitos de que algo não vai bem – algo alienígena e temerosamente potencializado com a situação climática da neve.

A partir daí não demorará muito para que esses amigos se vejam diante de uma encruzilhada de outro mundo. Muito terror trash, muito suspense e… enrolação que acabou por deixar a história um pouco chata. Definitivamente este não é o melhor livro do Stephen King e não passa nem perto do clássico “O Iluminado”.

* O livro teve adaptação cinematográfica feita pelo diretor Lawrence Kasdan em 2003.

15.jpg
Foto: Google Imagens.


SOBRE O AUTOR – STEPHEN KING

Nasceu nos Estados Unidos em 1947. Já escreveu mais de 40 romances e 200 contos. Recebeu medalha da National Book Fundation por sua contribuição à literatura norte-americana e Prêmio Libris da Canadian Booksellers Association pelo conjunto da obra. Seus livros já venderam mais de 350 milhões de cópias e já forma adaptados para filmes, quadrinhos entre outros (foto: google imagens).

foto perfil stephen king

2 opiniões sobre “O Apanhador de Sonhos (Stephen King)”

  1. Demorei a pegar algum livro do King justamente por isso, medo de enrolação. Esse eu só conhecia de nome, ainda não conhecia a história, mas não curto muito esse lance sobrenatural… Comecei a ler Misery hoje, do mesmo autor, a sinopse é interessante, vamos ver como me saio com o estilo do autor 🙂

    ourbravenewblog.weebly.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Eu sempre indico “o iluminado” para quem quer começar a ler King. Para mim, de longe é o melhor livro dele que li (ainda faltam alguns). Já a continuação, que foi “Doutor Sono” e foi lançada recentemente, deixou a desejar. Ainda sim é um excelente autor! ❤

      Curtir

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s