capa livro o circo do dr lao 2

O Circo do Dr. Lao (Charles G. Finney)

Título: O Circo do Dr. Lao
Título Original: The Circus of Dr. Lao
Autor: Charles G. Finney
Tradução: Donaldson M. Garschgen
Ano de Publicação Original: 1935
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2011
Editora: LeYa
Número de Páginas: 184.
Gênero: Literatura Norte-Americana / Dark Fantasy

RESENHA – por Barbara Filippini

O circo? O circo, meu amigo, o circo sempre esteve onde estávamos nós, humanos. Ora, nem uma quimera a ludibriar-nos, nem vendas de medusa para o que já está calcificado: a humanidade é um circo.

Não quero relegar a você uma verdade peluda, lobisomem das noites, realidade de mulher idosa. Quase sempre sozinha a terminar a vida, pedindo auxílios, se transmutando. A sociedade é dura, meu colega.

Mas preciso lhe mostrar a cauda da sereia, não precisa muito canto para o encanto. Se neste lugar nos colocarmos, temos todo o mar para nadar – espere aí! Tem lodo do continente impedindo o mergulho livre. Vem cá, olhe só! De novo, meu caro, novamente estamos presos nos laços sociais. Sim, estamos! Nem lobisomens, nem quimeras. Nem medusas, nem sereias.

E se quisermos nos questionar, esfinge. Somos os dois lados da moeda. Nossa escolha viver em meio à selva. O que nos reserva a cobra marinha, o mágico Apolônio, a saída para o Mumbo Jumbo? As ironias do basalto duro a escutar nossas promessas, a esmagar-nos como recompensa.

Enfim, todos ao pó. Está pronto para assistir o espetáculo?!

img_9092
Foto: Barbara Filippini.

SOBRE A O LIVRO – O CIRCO DO DR. LAO

Este livro foi escrito em 1935 e é dito na aba da edição da editora LeYa, que o autor é criador do estilo Dark Fantasy… bem, o que viria a ser Dark Fantasy? Finney é mesmo criador desse gênero?

Fantasia Sombria (nome em português para dark fantasy), pode ser interpretado como um gênero que mistura elementos soturnos, fantasia, mas sem que isso faça que se desgrude de uma realidade pungente. Procurei em diversas fontes para trazer a informação de “quando” e “como” esse gênero apareceu. Não encontrei. Então que fique em suspenso para um próximo artigo. Porém deve-se lembrar de Edgar Allan Poe e seu “Gato Negro” – que foi escrito em meados de 1800 e, portanto, é anterior a Finney! – pois com certeza também se encaixaria em Dark Fantasy (Fantasia Sombria) e por isso mesmo é estranho creditar a criação desse gênero ao Finney.

img_9091
Foto: Barbara Filippini.

Mas, mesmo assim, o livro que vos apresento aqui se encaixa sim em tal gênero – essa linha de escrita de Finney influenciou outros autores, um exemplo é Ray Bradbury no texto “Something Wicked This Way Comes”, em tradução livre “Algo tenebroso vem vindo neste caminho”, em que ele conta a história de um circo/show sobrenatural.

O “O Circo do Dr. Lao” teve adaptação cinematográfica estadunidense feita (muito mal adaptada!) em 1964 intitulada “As sete faces de Dr. Lao” e dirigida por George Pal, com roteiro de Charles Beaumont. A semelhança da história do livro com a do filme fica apenas em: a visita de um circo (no mínimo “diferente”) à uma cidade chamada Abalone, em meio ao deserto – situada ao sudoeste dos EUA – e parou por aí.

img_9090
Foto: Barbara Filippini.

Se você chegou até o livro porque já conhecia o filme, sinto-lhe informar: o filme é totalmente diferente do livro e deturpou o significado de toda a ambientação proporcionada pela narrativa literária, infelizmente.

Mas se ainda sim, à titulo de curiosidade, você já leu o livro e ainda não viu o filme, aqui vai um cartaz:

7-Faces-of-Dr-Lao-images-50ec9db0-cc7e-40e6-8329-f9aebc07983.jpg
Foto: Google Imagens.

Por último, mas não menos importante. É interessantíssimo notar que o autor faz uma espécie de glossário irônico dos personagens ao final do livro. Um que me chamou muita atenção (porque amo palhaços) é a descrição de palhaços: bobos com os corações em fogo.

SOBRE O AUTOR – CHARLES G. FINNEY

finney

Nasceu no Missouri em 1905. Após servir no 15º Regimento de Infantaria na China, o autor mudou-se para o Arizona. Faleceu em 1985, mas seu legado permanece presente, como autor e grande influência na literatura mundial. (Informações biográficas retiradas da aba da edição lida / foto: google imagens)

2 opiniões sobre “O Circo do Dr. Lao (Charles G. Finney)”

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s