foto do filme o exorcista

Morre William Blatty, roteirista do clássico “O Exorcista”

Morreu quinta-feira (12/01/2017) o autor mais conhecido por sua obra escrita “O Exorcista”, William Peter Blatty, aos 89 anos.

 

A informação da morte de William Peter Blatty foi dada por Julie, esposa do escritor, à agência de notícias Associated Press. Segundo ela, Blatty sofria de mieloma múltiplo, um tipo de câncer no sangue, e estava internado em um hospital em Bethesda, Maryland (EUA).


O diretor do filme, William Friedkin, também anunciou a morte do amigo. “William Peter Blatty, querido amigo e irmão que criou ‘O exorcista’ se foi ontem”, escreveu Friedkin em seu perfil no Twitter.

13117-william-blatty-1153a-rs_61a66a2c978ebac374cc177fed31565e.nbcnews-ux-2880-1000.jpg
William Peter Blatty (Foto: Google Imagens).

O escritor nasceu no dia 7 de de janeiro de 1928, em Nova York, nos EUA. Ficou conhecido por ter escrito o livro “O Exorcista” e também escreveu o roteiro do filme lançado em 1973, que o deu o Oscar de roteiro adaptado. Blatty ganhou ainda dois Globos de Ouro de melhor roteiro, com “O exorcista” e com “A Nona Configuração” (1980), que ele também dirigiu.

Quando foi lançado, em 1971, o livro “O exorcista” se tornou um sucesso estrondoso e permaneceu durante 57 semanas na lista dos livros mais vendidos do jornal “The New York Times”.

Blatty foi diretor também de “O exorcista III” (1990), era versátil e também chegou a trabalhar com comédia ao lado de Peter Sellers e Blake Edwards com o título “Um Tiro no Escuro” – além de  roteirizar “O Harém das Encrencas” e “A Deliciosa Viuvinha”, ambos de 1965.

178466.jpg-c_620_260_x-f_jpg-q_x-xxyxx.jpg
Blatty entre William Friedkin e Ellen Burstyn no set de “O Exorcista”.

“Ao longo dos anos, percebo que as pessoas o consideram um filme de horror, e é assim que ele vive no consciente coletivo. Mas nunca foi assim para mim e para Blatty”, declarou Friedkin, há alguns anos, numa declaração curiosa que, de certa forma, denota a versatilidade do escritor e amigo.

Os livros “O Exorcista” e a “A Nona Configuração” foram recentemente editados no Brasil pelo Selo Agir/Editora Ediouro.

Fontes: Portal G1, Adoro Cinema, Site EGO/Globo

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s