biblioteca pública do paraná

BPP lança coleção de calendários

Em comemoração aos 160 anos, Biblioteca Pública do Paraná lança coleção de calendários e marcadores

A Biblioteca Pública do Paraná acaba de lançar sua primeira coleção de calendários. São três tamanhos e suportes diferentes: o calendário de parede (grande), de mesa (médio) e um calendário-marcador de página (pequeno). O lançamento comemora os 160 anos da BPP, que serão completados no dia 7 de março.

Todos os modelos contam com retratos de célebres escritores brasileiros e estrangeiros, desenhados por 20 ilustradores. Os produtos podem ser adquiridos na BPP e custam R$ 35 (kit com os três calendários). A renda arrecadada será revertida para a realização de ações da Seção Infantil da Biblioteca.

IMG_1819.JPG
Foto: BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Os desenhos que ilustram os calendários foram publicados originalmente em edições do jornal Cândido, na seção “Retrato de Um Artista”, em que cada ilustrador teve liberdade para fazer uma leitura particular do autor sugerido. Foram retratados autores como Mário de Andrade, José Saramago, J.D. Salinger, Hilda Hilst, Dalton Trevisan, Miguel de Cervantes, Charles Bukowski, Caio Fernando Abreu, Jorge Luis Borges e Francis Scott Fitzgerald.

Os retratos, realizados por alguns dos principais artistas gráficos, cartunistas e ilustradores do país, apresentam uma grande pluralidade de estilos. Os artistas são: Allan Sieber, André Ducci, Benett, DW Ribatski, Fellipe Canalli, Heitor Yida, José Marconi, Klaus Koti, Leo Gibran, Manuel Depetris, Marina Moraes, Orlandeli, Pedro Franz, Renato Faccini, Ricardo Humberto, Rogério Coelho, Rômolo D’Hipolito, Samuel Casal, Theo Szczpanski e Weberson Santiago.

MARCADORES DE PÁGINA 

Além dos calendários, foi lançada também dia 17 de novembro de 2016 a terceira edição da “coleção BPP de marcadores de página”. Nesta edição, foram homenageados seis autores da literatura nacional e estrangeira, em caricaturas assinadas por talentosos artistas brasileiros: Mário de Andrade (Klaus Koti), W.G. Sebald (Samuel Casal), Caio Fernando Abreu (Pedro Franz), William S. Burroughs (Allan Sieber), Miguel de Cervantes (Pedro Franz) e Valêncio Xavier (Benett).

marca2016
3ª Edição de Marcadores BPP. Foto: BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ
Frases célebres dos escritores homenageados acompanham as ilustrações. Já o verso do marcador traz um pequeno resumo sobre a história e as atividades culturais da Biblioteca Pública do Paraná. Com tiragem de 6 mil exemplares (1 mil para cada autor), os marcadores são distribuídos gratuitamente no balcão de empréstimos da BPP.
A primeira edição de marcadores homenageou os escritores Paulo Leminski, Nelson Rodrigues, Helena Kolody, Jorge Amado e Machado de Assis.
Marcadores.jpg
1ª Edição de Marcadores BPP. Foto: BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ.

A segunda edição trouxe desenhos de Jamil Snege, Samuel Beckett, Clarice Lispector e Graciliano Ramos.

marcadores2.jpg
2ª Edição de Marcadores BPP. Foto: BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ. 

Biblioteca Pública do Paraná.
R. Cândido Lopes, 133.
Curitiba – PR
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h e aos sábados das 8h30 às 13h.

Fonte: BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s