zygmunt bauman

Morre Zygmunt Bauman, aos 91 anos

 

Um dos maiores pensadores do século e pai da “modernidade líquida”

Morreu hoje, 09 de Janeiro de 2017, Zygmunt Bauman, na Inglaterra. Sociólogo e filósofo polonês, pensador dos mais importantes da atualidade ele também trabalhou como professor na Universidade de Varsóvia e Universidade de Leeds. A informação de sua morte veio por meio da mídia polonesa (Agência ANSA) e a causa não foi divulgada. Era casado com Janine Lewinson-Bauman desde o pós-guerra e deixa três filhas.

Bauman nasceu em 19 de novembro de 1925, em Poznan – Polônia. Serviu na 2ª Guerra Mundial e possui uma ampla obra literária acerca da sociedade, política e filosofia. Ficou mundialmente conhecido por sua teoria chamada “modernidade líquida”, a qual aborda a liquidez das relações sociais na modernidade e pós-modernidade e também o individualismo e efemeridade das relações (envolvendo as mídias sociais).

Bauman escolhe o “líquido” como metáfora para ilustrar o estado dessas mudanças: facilmente adaptáveis, fáceis de serem moldadas e capazes de manter suas propriedades originais. As formas de vida moderna, segundo ele, se assemelham pela vulnerabilidade e fluidez, incapazes de manter a mesma identidade por muito tempo, o que reforça esse estado temporário das relações sociais.

Mesmo aos 91 anos Bauman continuava ativo na produção de teorias e livros. Grande parte das suas obras teve tradução para o português (muitos pela editora Zahar). Seu último livro lançado no Brasil foi “A riqueza de poucos beneficia todos nós?”.

image2 (1).JPG
Presente do Ler

Fontes: Galileu e EBC Agência Brasil.

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s