A Cabeça do Santo (Socorro Acioli)

Título: A Cabeça do Santo
Autora: Socorro Acioli
Ano de Publicação Original: 2014
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2014
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 168
Palavras Chave: Literatura brasileira – ficção brasileira

Resenha por Barbara Filippini.

Meu primeiro contato com este livro foi por meio de um projeto chamado “Leia mulheres”, no instagram. Por lá vi percebi que várias pessoas o elogiaram muito, então quando tive oportunidade de tê-lo em mãos acabei por começá-lo instantaneamente e adorei a fluência das palavras.

A história narra a saga de Samuel que sai de sua terra e vai para Candeia à pé por ter prometido à sua mãe, já em leito de morte, que iria. A promessa completa continha a ida de Samuel até esta cidade e o encontro com sua avó e seu pai, que no passado abandonaram ele e sua mãe. Nesse local, Samuel encontra um cenário desolador, quase total abandono. Já por lá tem como abrigo a cabeça de uma estátua inacabada de Santo Antônio. A partir disso coisas extraordinárias começam a acontecer, pois ele percebe que tem o dom de ouvir as preces, e os segredos das mulheres, que reverberam dentro da cabeça do santo.

Leitura deliciosa de se fazer! A leitura flui porque a escrita é leve e bem costurada. Maravilhosas reviravoltas na trama, com questões levantadas e bem amarradas no corpo textual – sem deixar nenhum detalhe à margem. Leitura recomendadíssima!

SOBRE A AUTORA – SOCORRO ACIOLI

03573_gg

Nasceu em Fortaleza, em 1975. É jornalista e doutora em estudos de literatura pela Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Foi aluna de Gabriel García Márquez na oficina “Como contar um conto”, em San Antonio de Los Baños, Cuba, e publicou livros de diversos gêneros como ensaios biográficos e obras infantojuvenis (Foto e informação biográfica: Companhia das Letras).

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *