foto livro capa terra sem mapa ángel rama

Terra sem Mapa (Ángel Rama)

por Barbara Filippini

Título: Terra sem Mapa
Título Original: Tierra sin Mapa
Autor: Ángel Rama
Tradução: Roseli Barros Cunha (Notas e posfácio)
Ano de publicação original: 1959
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2008
Editora: Grua
Número de Páginas: 159
Gênero: Romance – literatura uruguaia

IMG_8862.JPG
Foto: Barbara Filippini

Delicadeza e sentimento. Com essas duas palavras eu inicio essa resenha porque é assim que vivi o livro. Em tamanho ele é pequeno, mas em seu significado ele é tão amplo que nos transporta para outras vidas. Não digo nem para outras épocas porque ele é atemporal, nos faz pensar o viver de um modo singelo e belo – tocando nos mais tênues detalhes do cotidiano.

Fiquei muito surpresa com a descoberta que fiz desse autor. Quando fui à livraria não planejava comprar nenhum livro em específico, então fui verificando as estantes e viajando por entre os autores – quando achei esse pequenino quase na hora de fechar a loja. Levei-o. Li em um dia! Não só por seu tamanho sucinto, mas principalmente por sua leveza de escrita.

Gostaria que vocês começassem a ler este livro despretensiosamente, sem saber a história/sinopse. Assim vocês poderiam ir descobrindo aos poucos os detalhes preciosos da escrita do autor, sem se reter tanto a uma necessidade de enredo pré-fixado. Porém, algumas pessoas gostam de saber um pouco sobre a história… então se você é uma dessas pessoas pode continuar lendo a partir daqui, senão pare aqui e leia só lá embaixo a biografia do autor como finalização dessa resenha. Ademais: leia o livro! Vale muito a pena! 🙂

IMG_8861.JPG
Foto: Barbara Filippini

Bem, neste livro Àngel Rama reconta as histórias de sua mãe, quando menina, mas também ao longo da narrativa também insere alguns aspectos da sua própria infância – como se entrecruzassem silenciosamente. Essa história se passa em uma Galícia do início do século XX. São pequenos capítulos com memórias de vida até chegar à existência do próprio autor enquanto filho daquela menina das histórias. Particularmente, achei maravilhoso o final, muito comovente. Vale a pena ler!

Foto: Barbara Filippini

SOBRE O AUTOR – ÁNGEL RAMA
angelramaNasceu em 1926 em Montevidéu, Uruguai, filho de imigrantes galegos. Faleceu em 1983, tragicamente em um acidente de avião, na Espanha. Foi um dos mais destacados pensadores da cultura latino-americana, além de escritor, editor e colaborador da imprensa. Sua obra compreende teoria literária, crítica, ficção e teatro. Premiado em 1959 com o Ramón del Valle-Inclán pelo Centro Galego de Buenos Aires e em 1970 com o Vieira de Plata. (Foto: Google Imagens)

Anúncios

2 opiniões sobre “Terra sem Mapa (Ángel Rama)”

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s