livro foto capa assombro chuck palahniuk

Assombro (Chuck Palahniuk)

Título: Assombro – um romance de histórias
Título Original: Haunted
Autor: Chuck Palahniuk
Tradução: Érico Assis
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2016
Editora: Leya
Número de Páginas: 505
Palavras-chave: Terror / Suspense / Gore

Resenha por Barbara Filippini

Somos assombrados por nossas obrigatórias relações sociais. A todo custo somos empurrados a participar de competições para darmos exclusivamente o melhor de nós, e o melhor de nós ACIMA de todos os outros. Temos que ser 100% sem erros, devemos nos mostrar como tolhidos de todas as possibilidades e vitimizados mas, AINDA SIM, vencedores da luta diária. Somente os melhores nessa dramatização serão os libertos.

fullsizerender
Foto: Editora LeYa

Esse livro do Chuck Palahniuk é sobre isso. É uma crítica severa – e escarrada no melhor gênero gore – da nossa sociedade de consumo e competição. Ironia atrás de ironia, para nos mostrar que o absurdo não é tão absurdo assim. Basta apenas abrirmos bem os olhos e olharmos em volta. Estamos também em uma corrida contra o tempo para que em algum lugar alguém derrube a porta desse “cativeiro” e nos faça o foco de todo o merecimento de louvores e glórias. Mas não sem antes nos cortarmos em pedaços para cabermos nas exigências alheias. Quando pensarmos no foco de ser o melhor dos melhores então a dor física não vai ser tão importante assim… não é? É isso que encontramos ao longo dessas 505 páginas de mais pura e áspera narrativa.

É totalmente gore, mas violência gráfica do mais alto nível – de forma alguma gratuita. Observe bem o encaixe dos capítulos, os contos e os personagens. Consegue perceber que cada um deles tem um papel visível nos nossos meios sociais? Por mais absurdo que à primeira vista possa parecer, deixe-se levar pelo conteúdo imerso na trama, consegue compreender o sentido?

fullsizerender-1
Foto: Barbara Filippini

Livro incrível, sem necessidade de eu lhes fazer um resumo sobre a história. Só posso falar que leiam! A sinopse atrás da capa é só um pontinho para que você comece a leitura, mas a verdadeira lição você só vai tirar lendo e absorvendo por si.

Milhões de agulhadas, até que ponto o ser humano é capaz de ir para superar a dor e a alegria de ser ele mesmo? Vivemos como algo comandado pela carne em busca de espetáculos gratuitos para os que nos são próximos – ou não tão próximos – ou somos consciência de caixa obsoleta de matéria orgânica em busca de ascensão?

Leia. Você não vai se arrepender.

img_8604
Foto: Barbara Filippini

SOBRE O AUTOR – CHUCK PALAHNIUK
download
Nasceu em 1962 e é autor de diversos livros tais como “Clube da Luta”, “Sobrevivente”, “Condenada”, “Maldita”, “No Sufoco”; que juntos já venderam mais de 5 milhões de exemplares apenas nos Estados Unidos. Atualmente mora no Noroeste dos EUA.

2 opiniões sobre “Assombro (Chuck Palahniuk)”

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s