O BGA – O Bom Gigante Amigo (Roald Dahl)

Título: O BGA (O Bom Gigante Amigo)
Título Original: The BGF
Autor: Roald Dahl (com ilustrações de Quentin Blake)
Tradução: Angela Mariani
Ano de Publicação Original: 1999 (data da primeira edição pela editora 34)
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2015
Editora:  34
Número de Páginas: 288
Palavras-chave: infantojuvenil / gigantes / fantasia

Resenha por Barbara Filippini

Os livros do Roald Dahl são sempre um misto de nostalgia com a doçura da novidade de sentir todas as fantásticas histórias que ele nos narra. Esse livro não é diferente, conta a aventura de uma menininha que é raptada no meio da noite por um gigante! Essa menina se chama Sofia, ela vive em um orfanato e passa pelos mais diversos apuros por ter medo de virar comida de gigante. Mas esse é um gigante diferente: o bom gigante amigo! Ele não come seres humanos. A partir dessa inusitada história surge até uma amizade e diversos outros empecilhos que os dois resolvem juntos. É um livro curto e muito bem editado com ilustrações do Quentin Blake que são pequenas preciosidades. Vale a pena a leitura!

182_179_177_176_scpic4.jpg

Fonte: Google imagens.

Imagine só você ser raptado no meio da noite da sua cama quentinha e confortável por um estranhíssimo ser de oito metros de altura vestido com uma enorme capa preta. Quando Sofia, uma garotinha órfã de oito anos, passa por esse momento terrível pensa que será devorada em seguida. Mas o sequestrador não passa de um gigante sensível que se transforma em seu grande amigo. Juntos, eles terão que bolar um plano maluco e infalível contra os outros monstruosos habitantes da deserta e longínqua Terra dos Gigantes, que se divertem todas as noites comento seres humanos do mundo inteiro. Nessa fantástica aventura, em que até a Rainha da Inglaterra será uma aliada, eles viajarão por mundos encantados e estranhos como a Terra dos Sonhos, onde Bom Gigante Amigo, ou BGA, caça sonhos dourados para soprar no quarto das criancinhas adormecidas. Com essa maravilhosa história do escritor britânico Roald Dahl – ilustrada com incríveis desenhos de Quentin Blake –, Sofia e o BGA irão conduzir seus leitores em direção a mistérios e mundos bem além da imaginação. O BGA foi eleito pela fundação inglesa Booktrust um dos cinco melhores livros infantis de todos os tempos.

SOBRE O AUTOR – ROALD DAHL

MTE5NDg0MDU0OTM4MDI3NTM1Nasceu no País de Gales, em 1916, de pais noruegueses. Passou a infância na Inglaterra, trabalhou na África e, durante a Segunda Guerra Mundial, foi piloto da RAF (Royal Air Force, força aérea inglesa). Terminada a guerra, e após um período como adido militar em Washington, nos Estados Unidos, ele passou a viver em sua casa de campo em Buckinghamshire, com sua esposa Liccy, escrevendo histórias sempre encantadoras. Morreu em 1990, aos 74 anos.

SOBRE O ILUSTRADOR – QUENTIN BLAKE

article-2254452-16AC51FA000005DC-647_306x423Nasceu em 1932, na Inglaterra, e é um dos mais conhecidos ilustradores da atualidade. Seu estilo capta os movimentos com elegância, graça e simplicidade. Ele já ilustrou muitos outros livros de Roald Dahl e ganhou em 1980 o mais importante prêmio dado a ilustradores na Inglaterra, a Medalha Kate Greenaway. Em 2002 recebeu, pelo conjunto de sua obra, o prêmio Hans Christian Andersen de Ilustração.

Você pode gostar...

Comente!

%d blogueiros gostam disto: