Guerra do Velho (John Scalzi)

Título: Guerra do Velho
Título Original: Old Man’s War
Autor: John Scalzi
Tradução: Petê Rissati
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2016
Editora: Aleph
Número de Páginas: 368
Gênero: Ficção científica / Ficção Norte Americana
*exemplar cedido pela editora.

Resenha por Barbara Filippini

A história tem como personagem principal John Perry – ele tem 75 anos e está prestes a se alistar. Como assim?! Sim, a “Guerra do Velho“, como o próprio nome já deixa a dica, é uma história com foco no alistamento de pessoas com mais de 75 anos para o exército conhecido como “Forças Coloniais de Defesa“.

FullSizeRender (2).jpg

Documento de Alistamento – Foto: Barbara Filippini

Tudo começa quando John, ainda não totalmente recuperado da morte de sua esposa anos antes (a qual também tinha o desejo de se alistar nas forças coloniais), está prestes a seguir seu rumo para o espaço. As forças ficam em espaço extra terrestre e são responsáveis por proteger a terra dos alienígenas e também tentar conquistar novos planetas – os habitáveis são poucos e é necessário muita guerra para garantir terreno.

Bem, eu achei um livro regado de comédia além de, claro, o toque geral de ficção científica americana. Porém, longe de seguir pelo gênero ficção terror o autor preferiu um viés mais leve e com uma pitada de romance. A narração deixa claro de quais fontes o autor bebeu e, nesse quesito, ele seguiu a receita da ficção científica clássica com muita guerra interestelar —- Robert A. Heinlein (com “Tropas estelares”) e H. G. Wells (com o histórico “A Guerra dos Mundos”) são claras fontes inspiradoras para que o livro fosse escrito. 

A edição que li foi a recém publicada pela Editora Aleph e não deixou nada a desejar. O trabalho gráfico da capa ficou impecável e condiz muito com toda a leitura da obra. Lindo! Como sempre mais uma edição incrível!

SOBRE O AUTOR – JOHN SCALZI

John-Scalzi-300x300

Fonte: Google Imagens

É escritor, editor e crítico de cinema. Ex-presidente da “Escritores de Ficção Científica e Fantasia da América”, já ganhou os prêmios Hugo e Locus, alem do prêmio John W. Campbell de Melhor Escritor Estreante com Guerra do Velho, seu primeiro romance. Entre seus livros estão Redshirts e Lock In. Scalzi mora em Ohio, nos Estados Unidos, com a esposa, a filha e vários animais de estimação (Informações retiradas da edição do livro Guerra do Velho feita pela Editora Aleph)

Você pode gostar...

Comente!

%d blogueiros gostam disto: