caneta pena

Dia Nacional da Poesia?

Recente mudança na data comemorativa do Dia Nacional da Poesia ainda causa confusão

A data do Dia Nacional da Poesia era marcada pelo nascimento de Castro Alves (nascido dia 14 de março de 1847) até o dia 03 de junto de 2015, porém a data da comemoração foi alterada e agora está prevista para dia 31 de outubro, em homenagem à Carlos Drummond de Andrade (nascido dia 31 de outubro de 1902). Confira a lei no site do Planalto: Lei nº 13.131/2015.

Castro Alves

poeta-baiano
Lei que prevê a mudança de data do Dia Nacional da Poesia

Nasceu dia 14 de março de 1847, na Bahia, e foi nomeado Antônio Frederico de Castro Alves. Grande poeta brasileiro, suas obras eram principalmente marcadas pelo combate à escravidão e por isso ainda é conhecido como “poeta dos escravos“. Também tratou das temáticas relacionadas à mulher (erotizada), à paixão tórrida, ao repúdio da morte e à melancolia.

Foi um dos principais destaques do condoreirismo (ou condorismo), escola literária da poesia brasileira situada na terceira fase romântica (1860/1870) – esse período acentuava a defesa de ideias igualitárias e notada temática social além de ser considerado período de transição que dava tônica aos problemas sociais.

“O nome da corrente, condoreirismo, associa-se ao condor ou outras aves, como a águia, o falcão e o albatroz, que foram tomadas como símbolo dessa geração de poetas com preocupações sociais. Identificando-se com o condor, ave de voo alto e solitário, com capacidade de enxergar a grande distância, os poetas condoreiros supunham ser eles também dotados dessa capacidade e, por isso, tinham o compromisso, como poetas-gênios iluminados por Deus, de orientar os homens comuns para os caminhos da justiça e da liberdade”. Condoreirismo

Algumas obras principais: A Destruição de Jerusalém, Pesadelo, Meu Segredo, Cansaço, Noite de Amor, A Canção do Africano, Mocidade e Morte, Espumas Flutuantes, A Cachoeira de Paulo Afonso, o drama Gonzaga ou a Revolução de Minas, os poemas Navio Negreiro e Vozes d’África, do livro Os Escravos entre outras.

Carlos Drummond de Andrade

Nasceu dia 31 de outubro de 1902, em Minas Gerais. Foi cronista, contista e um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro. Teve uma longa lista de produções literárias entre o período de 1930 e 1989.

“O modernismo brasileiro foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. O movimento no Brasil foi desencadeado a partir da assimilação de tendências culturais e artísticas lançadas pelas vanguardas europeias no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, como o Cubismo e o Futurismo. As novas linguagens modernas colocadas pelos movimentos artísticos e literários europeus foram aos poucos assimiladas pelo contexto artístico brasileiro, mas colocando como enfoque elementos da cultura brasileira”. Modernismo no Brasil 

drummond_v1

por Barbara Filippini

2 opiniões sobre “Dia Nacional da Poesia?”

    1. Oi, Carol! Aí é que está: ontem não foi dia nacional da poesia – o dia é só 31 de outubro (mudou ano passado). Aí fiz esse post para esclarecer essa confusão que o pessoal faz. Agora o dia nacional da poesia é 31 de outubro em homenagem ao nascimento do Carlos Drummond de Andrade! 😉😘 obrigada pela visita e se gostou nos siga! Ficaremos muito felizes ❤️

      Curtido por 1 pessoa

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s