academia jedi jeffrey brown

Star Wars – Academia Jedi (Jeffrey Brown)

por Barbara Filippini

Título: Star Wars – Academia Jedi
Título Original: Star Wars – Jedi Academy
Tradução: Isadora Prospero
Autor: Jeffrey Brown
Ano de Publicação: 2015
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2015
Editora: Aleph
Número de Páginas: 176

IMG_1045
Foto: Barbara Filippini

Só de “Star Wars” estar na capa principal já é de se chamar a atenção, ainda mais se você for fã (como eu!). Mas essa edição, além de ser um livro que se baseia em SW (o que já é muito bom!), também é linda – e fofa! Com detalhes cuidadosos na arte de capa – e capa dura!* . Como sempre a Aleph nos brinda com mais um livro de dar gosto! Esta edição também foi best-seller do The New York Times, no qual entrou em 3º lugar em julho de 2015 e ficou na lista até agosto.

RESENHA

A trama do livro está toda em torno de Roan Novachez que mora em Tatooine (deserto e calor! uffff :3), um menininho que sonha em ir para a escola de pilotos, porém é rejeitado… Mas quando ele pensa que está tudo perdido recebe uma carta do mestre Yoda o convidando para estudar na Academia Jedi (Uaaal!!!) – que fica em Coruscant, bem longe! E lá se passa quase toda a narrativa. Na contracapa há uma pequena sinopse em forma de cartinha/diário de Roan:

IMG_1113
Esse é o Roan!

“Toda minha vida eu quis ir para a escola de pilotos como todos os meus amigos, mas fui rejeitado! Daí apareceu um carinha verde chamado Yoda que me convidou para estudar na Academia Jedi. Agora estou numa escola com aliens, robôs e alunos com sabre de luz que conseguem erguer coisas com a mente! Como posso competir com eles? Como se começar uma escola nova já não fosse difícil…”

Mesmo o livro se passando em um lugar imaginário cheio de novos mundos e habilidades especiais a história também revela ensinamentos tanto para crianças como para adultos. Ao longo de tudo que é contado, em narração no formato de diário pessoal de Roan, você percebe vários conselhos do Yoda e também outros inseridos no próprio decorrer dos quadros (além de ser em forma de diário, também é em forma de quadrinhos!).

IMG_1053
Yoda fofo! :3

Você pode se permitir viajar levemente com a graciosidade que os desenhos trazem e a ingenuidade, e ao mesmo tempo perspicácia, de Roan – que nos conta tudo de forma muito divertida! Os personagens também mostram vários aspectos da convivência humana e jeitos muito bons de se lidar com problemas – (para fãs de SW: sabemos que não devemos nos deixar levar… sempre ao lado da Força, devemos estar hehe (à lá Yoda!)

Na minha opinião esse livro não tem faixa etária! Tanto um adulto quanto uma criança podem ficar maravilhados. As lições que ele ensina tanto fazem uma criança crescer aprendendo aspectos morais e cívicos mais benéficos à sociedade como fazem um adulto refletir sobre seus atos – e isso tudo de maneira descontraída! Além disso (de tuudo isso! <3) as ilustrações são super fofas e divertidas! Vale a pena ler!

SOBRE O AUTOR – JEFFREY BROWN

brown-f-p-a2625Jeffrey Brown** nasceu em 1975, cresceu em Michigan, e chegou a frequentar uma escola de artes em Chicago, onde mora atualmente com sua esposa e filhos. É cartunista e autor do best-seller “Darth Vader e filho” e sua continuação, “a princesinha de Vader”.  Também foi diretor do clipe da música “Your heart is an empty room” da banda Death cab For Cutie*** . O autor define seu estilo como descontraído e simples.

“apesar de seus melhores esforços, Jeffrey nunca foi capaz de usar a Força, por isso teve que estudar em uma escola normal e nunca se tornou um Jedi. Ele ainda ama Star Wars”

* Diagramação feita pela Desenho Editorial
** Se você quiser saber ainda mais sobre o autor há uma page que tem até um questionário de gostos pessoais respondidos por ele! Para ver, clique AQUI. Há também a página pessoal essa AQUI  – e blog pessoal que é esse AQUI
*** Leia mais na reportagem que o Estadão fez sobre o autor 

OBS:  A editora Aleph também disponibilizou no YouTube um vídeo falando um pouco sobre o livro ~ para ver clique AQUI

Uma opinião sobre “Star Wars – Academia Jedi (Jeffrey Brown)”

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s