livro doutor sono stephen king

O Iluminado – e – Doutor Sono (Stephen King)

por Barbara Filippini

Título: “O Iluminado” e “Dr. Sono”
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras
Número de Páginas: 505
Gênero: Terror / Suspense

Ufa… foi com essa exclamação que terminei tanto “O Iluminado” quanto o “Doutor Sono”, ambos do autor Stephen King. Bom, primeiro vou fazer algumas considerações minhas que não englobem spoilers, mas depois quero fazer alguns comentários pontuais. Quando eu for falar de spoilers eu aviso! Podem ler tranquilos.

O livro “O Iluminado” é uma montanha russa de suspense, terror e emoções. Consegue mesclar e intercalar bem as partes de aparente calmaria com as partes de pico de nervosismo e falta de ar (e quanta falta de ar!). É um livro clássico para quem gosta tanto de Stephen King quanto para quem gosta de terror e suspense em geral. Muito bem escrito e fechado em todos os detalhes, não deixando espaço para lacunas inexplicáveis no meio do enredo. Há quem diga que “It – a coisa” ultrapasse o “O Iluminado”, porém, ainda não posso formar minha opinião visto que o “It – a coisa” está na minha lista de próximos livros a serem lidos. O que posso falar é: leiam “O Iluminado” e leiam “Doutor Sono”, vocês não vão se arrepender.

O “O Iluminado” fala sobre a história de uma família que começa a passar por dificuldades por conta de Jack Torrance, um alcoólatra. A família é formada por Jack, Wendy e Danny Torrance (Dan ou Daniel) e vive sempre em tormento até o momento em que Jack, devido a circunstâncias explicitadas ao longo da história, para de beber e decide tentar manter financeiramente sua família (dando aulas de inglês) e ter um futuro melhor. Mas ocorrem novos problemas que fazem Jack perder o emprego e acabar indo procurar outro… consegue um no Hotel Overlook, para onde vai e leva a família junto. Neste hotel Jack irá trabalhar de zelador e, desta forma, ele e sua família deverão ficar lá a temporada toda de inverno, cercados pela neve. A partir daí a trama se desenrola com muito suspense e arrepios!

10888487_960593490637038_4346897531228275405_n
Foto: Barbara Filippini

O “Doutor Sono” é uma continuação de “O Iluminado” e mostra o que passou a ocorrer a Dan Torrance, agora adulto, e também a uma menina chamada Abra Rafaella Stone, a qual também tem o dom (?) da iluminação. Além disso a trama abarca a história do “Verdadeiro Nó” que é uma irmandade (?) que visa tomar o vapor de crianças iluminadas para se manterem vivos por vários anos.

A história começa bem tranquila e com um suspense do tipo “quero saber mais o que vem por aí” até a página 300 mais ou menos, a partir daí… BUUUUMM! Um show de emoção misturada com terror e mais suspense até as últimas páginas do livro.

10363723_962063453823375_1479915534756917666_n
Foto: Barbara Filippini

Se você não leu o livro é bom você parar por aqui, pois farei umas considerações que podem estragar sua leitura. Por isso colocarei um aviso abaixo desse parágrafo para que não ocorram riscos! No todo eu amei os livros e espero que vocês leiam!

Essa foto é do livro
Essa foto é do livro “Doutor Sono”, mas em “O Iluminado” há um capítulo com o mesmo nome! 🙂 – Foto: Barbara Filippini

[SPOILER ALERT]

.
.
.

Enfim, todos que leram sabem que Danny era muito iluminado e via muitas coisas e guardava muitas coisas… Quando comecei a ler “Doutor Sono” e me dei conta de que o Dan não havia sido pego pelo “Verdadeiro Nó” eu estranhei tendo em vista que Sidewinder era uma das cidades cuidadas por essa irmandade e também era próxima ao antigo Hotel Overlook, onde Dan ficou na sua infância. Como Dan não teria sido “sentido” por essas pessoas? Bom, não é dito explicitamente, mas acho que Stephen King esclarece bem isso ao final do livro quando Dan libera o vapor de Concetta nos membros do Verdadeiro Nó e os mata. Ora… Dan não foi ensinado por Hallorann a guardar as “pessoas fantasmagóricas” em armários dentro de si? Então, para que valeria os membros do Verdadeiro Nó tomarem o vapor de uma criança que tem esses venenos guardadas dentro dela? A conclusão que cheguei foi a de que Dan se salvou somente por isso. O que acham? Concordam?

.
.
.

SOBRE O AUTOR – STEPHEN KING 

stephen-king_king-of-horror-stories_hd_768x432-16x9Nasceu nos Estados Unidos em 1947. Já escreveu mais de 40 romances e 200 contos. Já recebeu medalha da National Book Fundation, por sua contribuição à literatura norte-americana e Prêmio Libris da Canadian Booksellers Association pelo conjunto da obra. Seus livros já venderam mais de 350 milhões de cópias e já foram adaptados para filmes, quadrinhos entre outros (Foto: Google Imagens).

Anúncios

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s