capa do livro o ultimo voo do flamingo

O último voo do flamingo (Mia Couto)

Título: o Último Voo do Flamingo
Autor: Mia Couto
Ano da primeira publicação: 2005
Ano de publicação desta edição: 2013
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 272
Palavras-Chave: literatura moçambicana / Romance Moçambicano

 Resenha por Barbara Filippini.

O último voo do flamingo” nos dá um conto do qual se extrai muita verdade, do qual conseguimos retirar muito da nossa realidade social e cultural. O conto nos faz vislumbrar que por entre culturas, diferenças e povos existem, principalmente, pessoas. Pessoas como eu, como você, com diferentes roupas e brilhos, mas ainda sim pessoas. O voo do flamingo é a esperança que todos nos temos em um amanhã melhor.

Os flamingos, ao encerrarem o dia (com o pôr do sol) levam o peso dos ossos de hoje, para que amanhã (com o nascer do sol), nos tragam a nova esperança de direitos e existência. Para que não sejamos esquecidos em um abismo sem fim de indiferença. Estamos todos neste mundo, devemos cuidá-lo e niná-lo no embalo de todas as histórias de dormir, de todos os contos de nossas diferentes nações, para que o sono nos revigore e o acordar de todo dia seja repleto de buscas e realizações.

Não me alongo na descrição da história em si porque ela foi feita para se saborear ao longo das entrelinhas. Ainda não havia lido nenhum texto desse autor, mas me surpreendi. Livro curto, rápido, mas que nos traz grandes pensamentos.

oultimo“Somos madeira que apanhou chuva. Agora não acendemos nem damos sombra. Temos que secar à luz de um sol que ainda há. E esse sol só pode nascer dentro de nós”.

SOBRE O AUTOR – MIA COUTO 

mia_couto_cropped

Nasceu em Moçambique, em 1955. Estudou Medicina antes de se formar em Biologia. Atualmente dedica-se a estudos de impacto ambiental. Em 1999, recebeu o prêmio União Latina de Literaturas Românicas. Seu romance Terra Sonâmbula foi considerado um dos dez melhores livros africanos do século XX.

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s