Por um fio (Drauzio Varella)

Título: Por um fio
Título Original: Por um fio
Autor: Drauzio Varella
Ano de Publicação Original: 2004
Ano de Publicação desta edição: 2004
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 222
Palavras-chave: Medicina – câncer – morte – oncologia

capa por um fio drauzio .png
Resenha por Barbara Filippini

Eu sempre pensei em ler algo do Drauzio Varella, mas confesso que sempre deixava para depois e nunca havia comprado sequer um livro dele. Não via muito naquela figura longilínea e eloquente que aparecia dando dicas no programa dominical da emissora brasileira Globo, o “Fantástico”. Poxa…! Ledo engano meu! (e que engano)

Então veio a oportunidade de comprar um exemplar desse médico e escritor que até então eu conhecia superficialmente: achei “por um fio” em um bazar, por dois reais, e o trouxe para casa – ainda assim não o li de primeira, ficou um tempo encostadinho na estante. Sabe-se lá onde vi uma foto dele e algum comentário sobre o assunto tratado: a morte. Aí sim fui até a estante da sala, onde ele estava, e o peguei: agora era a hora para lê-lo. Não deu outra: li em uma sentada e me impressionei com a escrita do Drauzio Varella!

Drauzio nos apresenta diversos trechos que vivenciou em sua carreira como médico, em sua vida e em sua especialidade que é a oncologia. Nesses caminhos de vida o ponto sensível e principal é a morte. Tema delicado, e que ainda hoje é parcamente discutido nos âmbitos sociais e acadêmicos, a morte é belamente traçada nas voltas das palavras escritas por Drauzio. Não nos fica faltando reflexão, sentimento, seriedade e nem leveza.

As infinitas possibilidades de se encarar o final da vida, tão particular a cada ser humano, seriam impossíveis de estarem todas em um livro, mas mesmo assim a seleção que foi feita pelo escritor, com leves pinceladas de capítulo a capítulo, deixou o livro envolvente e certeiro. Leitura recomendadíssima!

SOBRE O AUTOR – DRAUZIO VARELLA

drauzio varellaAntonio Drauzio Varella nasceu em São Paulo, em 1943. Formado em Medicina pela USP, trabalhou durante 20 anos no Hospital do Câncer. Foi médico voluntário na casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) por 13 anos. Tem vários livros publicados, inclusive infantis. Também foi um dos fundadores do curso pré-vestibular Objetivo.

Mais informações:
Site Oficial: https://drauziovarella.com.br/
YouTube: https://www.youtube.com/user/drdrauziovarella 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *