O Segredo de Heap House

Título: O Segredo de Heap House
Título Original: Heap House
Autor: Edward Carey
Tradutor: Marcello Lino
Ano de Publicação Original: 2013
Ano de Publicação desta edição: 2017
Editora: Bertrand Brasil
Número de Páginas: 384
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
*exemplar cedido pela editora.

capa o segredo de heap house

Capa de “O Segredo de Heap House” – foto: Barbara Filippini.

Resenha por Barbara Filippini

A sensação de vivermos em um universo surreal já é uma situação há muito explorada na literatura infantojuvenil, mas com este livro somos colocados frente a uma faceta nova, por vezes sombria, e muito instigante.

Este livro foi recebido via parceria com o Grupo Editorial Record e eu o solicitei porque achei a sinopse interessantíssima e realmente: o livro é adorável! Além disso, a edição também conta com ilustrações que foram feitas pelo próprio autor, que é um exímio artista!

o segredo de heap house

Ilustração feita pelo próprio autor. Esssa é a personagem Lucy Pennant. (Foto: Barbara Filippini)

A história se passa em uma Londres totalmente dominada por uma família chamada Iremonger que transformou quase tudo em lixão e é do lixão, e da exploração de outras pessoas, que tiram o sustento. Eles moram nos cúmulos – de lixo – e possuem uma peculiaridade: cada ente da família tem um objeto de nascença que deve ser carregado sempre por perto. Achei muito legal essa temática e logo ao final do livro o autor agradece à um colega por ter apresentado a ele um museu na China que possui objetos ligados à pessoas (tentei localizar esse museu, mas não consegui!), foi daí que o autor tirou a inspiração para começar a escrever esse livro. Uma outra autora que trabalha a temática de objetos ligados à pessoas é a Yoko Ogawa, em seu livro “Museu do Silêncio” (você pode saber mais sobre ele clicando AQUI, ele está resenhado aqui no site).

O enredo principal de “O Segredo de Heap House” fica em torno de Clod Iremonger e Lucy Pennant. Clod tem uma peculiaridade, pois além de ter seu objeto de nascença, assim como os outros Iremonger, ele também ouve esses objetos! O problema realmente começa quando os objetos começam a se manifestar estranhamente e os segredos da casa começam a revelar segredos a tempos varridos para baixo dos tapetes. Leitura levíssima e divertida!

Sinopse: “Clod é um iremonger. Ele vive nos Cúmulos, um vasto mar de itens perdidos e descartados coletados em Londres. No centro dos Cúmulos está Heap House, um quebra-cabeça de casas, castelos, cômodos e mistérios recuperados da cidade e transformados em um labirinto vivo de escadas e criaturas rastejantes.
Os Iremonger são uma família cruel, robusta e trabalhadora, mas Clod tem uma particularidade. Ele pode ouvir os objetos. Seu objeto de nascença, um tampão de banheira universal, diz “James Henry Hayward”, a torneira do primo Tummis murmura “Hilary Evelyn Ward-Jackson”, e algo no sótão que vive gritando “Robert Burrington”, parece estar muito zangado.
Uma tempestade está se formando sobre Heap House. Os Iremonger estão inquietos, e os objetos estão falando cada vez mais alto. Os segredos que mantêm a casa em pé começam a vi à tona para revelar uma verdade sombria capaz de destruir o mundo de Clod. Tudo, porém, começa a mudar quando ele encontra Lucy Pennant, uma órfã rebelde recém-chegada da cidade…”

SOBRE O AUTOR – EDWARD CAREY

edward careyNasceu na Inglaterra. Seus livros já foram traduzidos para 13 idiomas. Vive em Austin, Texas, com sua esposa, a autora Elizabeth McCracken, e seus dois filhos. “O Segredo de Heap House” é o primeiro livro da trilogia Crônicas da Família Iremonger.

Saiba mais em www.edwardcareyauthor.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *