O que é loucura? ( Darian Leader)

Título: O que é loucura? (Delírio e sanidade na vida cotidiana)
Título Original: What is madness?
Autor: Darian Leader
Tradução: Vera Ribeiro
Ano de Publicação Original: 2011
Ano de Publicação no Brasil (esta edição): 2013
Editora: Zahar
Número de Páginas: 400
Palavras-chave: psicanálise – psiquiatria – doenças mentais – Medicina

Resenha por Barbara Filippini

Livro extremamente informativo no que diz respeito à neurose e psicose. A obra adentra temas de “saúde mental” amparando-se na vasta gama de conhecimentos sobre psicanálise, utilizando muito de Freud e Carl Jung. O autor atenta para os casos em que a loucura, apesar de presente, não se manifesta – e talvez nunca venham a ser descoberta na vida de várias pessoas. Diferenças entre enlouquecer e ser louco.

Indo cada vez mais fundo o Darian Leader nos dá um panorama amplo de formas que podemos encarar as “doenças mentais” e de onde podem partir elas de um ponto de vista psicanalítico. Gostei bastante da leitura; é um livro denso e muito enriquecedor. Vale a pena a leitura!


“A 
loucura é definida em nossa cultura pela visibilidade. Da imprensa popular às novelas e aos filmes, seu retrato é sempre extremo: explosões de violência, acessos, alucinações. Mas e se a loucura não for o que pensamos que é? E se as características que a definem não forem visíveis e dramáticas, mas sim, ao contrário, extremamente discretas, compartilhadas por cidadãos medianos que jamais consultarão um psiquiatra? E se, em outras palavras, houver uma diferença entre ser louco e ficar louco? Em o que é loucura?, o psicanalista Darian Leader dá continuidade ao seu projeto de falar de temas psicanalíticos para um público amplo. E nos apresenta um desafio: reconhecermos que a loucura existe, mas que é parte de cada um de nós.”

SOBRE O AUTOR – DARIAN LEADER

1000x2000

Foto: Google imagens

É psicanalista e um dos responsáveis por popularizar a obra de Jacques Lacan. É autor, entre outros, de Simplesmente Bipolar (Zahar, 2015), Por que as mulheres escrevem mais cartas do que enviam?, Além da depressão e Por que as pessoas ficam doentes (com David Corfield).

Membro do Centro de Análise e Pesquisa Freudianas e do Colégio de Psicanalistas do Reino Unido e professor visitante honorário da Escola de Ciências Humanas e Biológicas da Universidade de Roehampton, exerce a psicanálise em Londres.

Você pode gostar...

Comente!

%d blogueiros gostam disto: